Avaliação - Exames pré-operatório e diagnóstico

SUA AVALIAÇÃO: Para ajudar na avaliação de seus pulmões e no diagnóstico de sua doença, uma variedade de exames e testes podem ser realizados.

Exames para diagnóstico

Exames de imagem

São métodos de auxílio no diagnóstico.

No entanto, elas não são capazes de dizer, com certeza, se uma doença é benigna ou maligna.

Os exames de imagem incluem: radiografia de tórax (raio x), tomografia computadorizada de tórax, PET-CT, ressonância magnética e outros.

Exame para visualização direta e biópsias

São exames que podem mostrar dentro do pulmão e as regiões ao redor deles. Também são úteis para realizar as biópsias e geralmente, feitos com anestesia local, sedação ou anestesia geral. São eles:

Broncoscopia: é feita com um tubo fino que é introduzido pelo nariz ou boca para examinar a traqueia e brônquios.

Mediastinoscopia: É uma operação, feita através de um aparelho que é introduzido por uma incisão no pescoço para examinar a região próxima aos pulmões, principlamnete os linfonodos.

Biópsia por agulha: feita pela introdução de uma agulha pela parede torácica ou pela broncoscopia. Permite retirar um fragmento ou líquido para análise.

Exames pra avaliação pre-operatória

 Você pode precisar fazer outros exames para avaliar a sua função pulmonar e assim determinarmos a sua a reserva funcional. Através deles podemos estimar o quanto de pulmão pode ser ressecado.

Espirometria: avalia quanto ar consegue entrar e quanto ar pode sair dos seus pulmões. Também mede como os pulmões expandem ou contraem.

Difusão: avaliação da sua respiração através da passagem dos gases entre o sangue e o pulmão.

Ergoespirometria: Avaliação completa do sistema cardiorrespiratório. É feito com um teste de esforço por esteira ou bicicleta, com medidas do consumo de oxigênio por uma máscara.

Oximetria de pulso: mede a porcentagem de oxigênio no sangue.

Gasometria arterial: mostra a pressão de oxigênio no sangue.

Altair da Silva Costa Júnior
Ricardo Sales dos Santos
André Trajano

Baixe o PDF, clique aqui.


 

Voltar