Procedimentos - CVTA - Toracotomia

PROCEDIMENTOS CIRÚRGICOS - Videotoracoscopia / Toracotomia

Cirurgia Torácica vídeo assistida (CTVA)

  • Pequenas incisões serão feitas no lado que será operado.

             

  • O cirurgião colocará um pequeno tubo com uma câmera através de um pequeno corte. A câmera permitirá ver o pulmão e toda a cavidade em um monitor de vídeo. Outros instrumentos cirúrgicos são colocados através de outras incisões. Este tipo de cirurgia é chamada de Cirurgia Torácica vídeo assistida (CTVA) ou VATS (em inglês).
  •  Quando o procedimento termina, um ou mais tubos são temporariamente colocados no tórax (entre as costelas) para drenar líquido ou ar. Esses tubos são chamados de DRENOS e conectados a um frasco apropriado. As incisões são fechadas (suturadas).

 

Toracotomia

  • O cirurgião realizará uma incisão do lado que será operado. Será colocado um instrumento (Finochetto) para afastar suas costelas para que o pulmão possa ser exposto. 

 

  • Quando o procedimento terminar, um ou mais drenos poderão ser colocados no tórax (entre as costelas) para retirar líquidos ou ar. As costelas, os músculos e a pele serão suturados.

Devemos lembrar que, às vezes, a cirurgia inicia-se por toracoscopia, mas pode ser necessário mudar a tática e mudar a incisão para uma toracotomia. Isso depende do que é encontrado durante o procedimento.

Altair da Silva Costa Júnior
Ricardo Sales dos Santos
André Trajano

Baixe o PDF, clique aqui.


 

Voltar